Brigada de Infantaria Pára-quedista - B DoMPSA Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

B DoMPSA

Escrito por Sgt Rafael Menezes | Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 19h24 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2016, 14h22

     A criação do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimentos pelo Ar - Companhia de Especialistas/1945, remonta à Companhia de Especialistas, orgânica da Escola de Pára-quedistas, que teve sua criação conferida pelo Decreto-Lei nº 8444, de 26 de dezembro de 1945. Naquela época, a Escola subordinava-se à Diretoria de Ensino do Ministério de Guerra.

      A Companhia possuía como fração um Pelotão de Conservadores-Artífices.

     Concomitantemente, foi instalado o Núcleo de Formação e Treinamento de Pára-quedistas, como base para a organização da citada Escola que funcionou na extinta 3ª BIA do 1º RAAAe.

Com o crescente desenvolvimento das atividades aeroterrestres, houve a necessidade de que as estruturas da Companhias fossem reformadas a fim de que pudessem atender as suas múltiplas atividades, surgindo a Companhia de Manutenção de Pára-quedas, ficando assim, extinta a Companhia de Especialistas.

     Assim nasceu a Companhia de Manutenção de Pára-quedas, cuja finalidade inicial era a de ensinar a dobragem de Pára-quedas no curso básico de pára-quedista militar, para que o próprio aluno dobrasse o seu pára-quedas.

     Em 17 de dezembro de 1957, passou a Companhia de Manutenção de Pára-quedistas à denominação de Companhia de Suprimento e Manutenção de Pára-quedas, por conta, entre suas múltiplas atividades, com lançamento pelo ar.

     Em 1969, a Cia Sup Mnt Pqd passou a ser denominada Companhia de Dobragem e Manutenção de Pára-quedas e Suprimentos pelo Ar - Cia DoMPSA, por materializar toda atividade desenvolvida no que tange à dobragem de todos os tipos de pára-quedas em uso da Bda Inf Pqdt, manutenção destes pára-quedas e material correlato, bem como suprimento pelo ar, de todo material aeroterrestre, equipamento e suprimento necessário às operações da tropa aeroterrestre.
    

     Com o crescente aumento das atividades, missões e trabalhos, advindos com o crescimento atual da Brigada de Infantaria Pára-quedista, a Cia DoMPSA ressentia-se de aumento de efetivo, material e instalações. Assim, com a Portaria Ministerial nº 087 de 27 de dezembro de 1985-Res, Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar - Batalhão DoMPSA, com vigência a partir de 01 de 1986.

 

Endereço:
Estrada Gen Fonseca Ramos, S/N
Bairro: Vila Militar
CEP: 21615-110
Cidade/UF: Rio de Janeiro - RJ
Tel: 0** (21) 2457-2389

www.bdompsa.eb.mil.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página