Brigada de Infantaria Pára-quedista - Dst Sau Pqdt Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dst Sau Pqdt

Escrito por Sgt Rafael Menezes | Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 19h20 | Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 05h25

dstsau

     O Destacamento de Saúde Pára-quedista é uma Unidade de Saúde, diretamente subordinada ao Comando da Brigada de Infantaria Pára-quedista, cuja a missão é prestar atendimento de saúde à família pára-quedista e às atividades aeroterrestre propriamente ditas.

     Oriundo do então Grupamento de Saúde Aeroterrestre, criado em 31 de janeiro de 1969, pela Portaria Ministerial Nr 02/Res de 21 de janeiro de 1969, foi instalado na região denominada "Colina Longa", onde pertence até a presente data.

     Em 11 de Janeiro de 1972, teve sua denominação militar mudada para Grupamento de Saúde Pára-quedista, permanecendo inalteradas sua localização, subordinação e missão.

     Em 01 de janeiro de 1973, através da Portaria Ministerial Reservada Nr 041, de 07 de novembro de 1972, teve sua denominação militar modificada para a atual: Destacamento de Saúde Pára-quedista.
    
     Ao longo de sua existência, a Unidade vem cumprindo sua nobre missão, mediante aos serviços que presta à Brigada de Infantaria Pára-quedista, através das seções de Fisioterapia, Laboratório de Análises Clínicas, Posto Médico e Ambulatório, Odontoclínica, Radiologia, Junta de Inspeção de Saúde (JISG/VM-Bda Inf Pqdt) e apoio direto às atividades aeroterrestre e de instrução dos diversos tipos de cursos realizados âmbito desta Grande Unidade.

     Em 1977, um grupo de oficias e praças do Dst Sau Pqdt realizou o curso de ATLS (Advanced Trauma Life Support), com finalidade de otimizar o apoio de saúde às missões aeroterrestres, bem como qualquer atividade que enfolva emprego dos elementos de saúde em qualquer localização território nacional, nos mais curto intervalo de tempo.

     Com os modernos conhecimentos adquiridos do ATLS e a devida adequação às necessidades do Exército Brasileiro, surge uma vertente do Serviço de Saúde do Exército: A ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR/ RESGATE.

 

Endereço:
Avenida General Benedito da Silveira
Bairro: Vila Militar
CEP: 21615-000
Cidade/UF: Rio de Janeiro - RJ
Tel: 0** (0xx21) 2457-1243

registrado em:
Fim do conteúdo da página