20º Batalhão Logístico Pára-quedista
  HISTÓRICO 
        Atendendo à necessidade de acompanhar a evolução da Escola de Pára-quedistas em 1945, formou-se em 1952, no então Núcleo da Divisão Aeroterrestre, o Grupamento de Unidades Divisionárias, embrião do então 20º BLog Pqdt.
      
  Acompanhando a reorganização do Exército em 1968, o NuDAet passou a denominar-se Brigada Aeroterrestre, sofrendo modificações em sua estrutura que passou a contar com o Grupamento das Unidades de Apoio Aeroterrestre, GUAAet.
        Após a mudança da denominação da Brigada Aeroterrestre em 1971, para Brigada Pára-quedista, o Exmo. Ministro do Exército, através da Portaria Nr 041, de 07 nov 72, criou o 20º BLog Pqdt.
         Nessa época, o Batalhão ocupava instalações na Colina Longa, na Colina do Acampamento e no Morro do Capistrano, local de nascimento do pára-quedismo militar no Brasil, onde permaneceu até 31 de março de 1993, quando foi transferido para as antigas instalações do 1º Batalhão de Comunicações Divisionário, onde permanece até hoje, em suas atuais instalações.   
       As bases da sustentação da cadeia de manutenção da Brigada Pára-quedista haviam sendo lançadas e coube ao 20º BLog Pqdt a nobre missão de seguir este desígnio conforme está contido em sua canção "a missão desse herói é de apoio à Brigada.
 
         MISSÕES
 

     Subordinado à Brigada de Infantaria Pára-quedista, o 20º BLog Pqdt cumpre as seguintes missões: 
     - Prestar apoio de manutenção de 3º Escalão de Material Bélico (motomecanização e armamento), de Comunicações e Eletrônica, de Saúde, Transporte e Evacuação; 
     - Realizar visitas e inspeções técnicas; 
     - Prestar apoio às OM da Bda Inf Pqdt; 
     - Realizar o ressuprimento aéreo de qualquer classe, em operações ou exercícios de cargas até 500 lb


         ATIVIDADES DE INSTRUÇÃO

      Como OM Operacional, o 20º BLog Pqdt cumpre todas as atividades de instrução previstas para a Brigada de Infantaria Pára-quedista, participando efetivamente de todas as operações Bumerangue, Saci e Neblina, além de cumprir o Plano Básico de Instrução Militar, destacando-se a constante realização de cursos de formação de Sargento Temporário, de Cabos, de motoristas e de apoio aos pedidos de Cooperação de Instrução da EsAO. 
       Realiza, ainda, ações cívico-sociais previstas para Unidade, divulgando o nome do Exército Brasileiro através de suas atividades.


Endereço

Avenida Duque de Caxias, 575 
Bairro:Deodoro
CEP: 21615-220 
Cidade/UF: Rio de Janeiro - RJ 
Tel: 0** (0xx21) 2457-1172

   Av. General Benedito da Silveira, S/N
 Vila Militar - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21615-000

Você está aqui: Início Organizações Militares Diversos 20º BLog